estratégia educativa...

Estratégia Educativa

objetivos

O Município acredita que a educação representa um papel chave tanto no desenvolvimento pessoal quer no desenvolvimento da comunidade.


Educa-se na escola mas também se educa no meio em que vivemos. Assim, o nosso projeto autárquico assenta numa educação inclusiva e ao alcance de todos. Uma educação que responderá tanto aos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem como aos alunos com maiores capacidades e vontade em aprender, respondendo assim a um dos principais desafios que temos como sociedade.

Alcançar uma educação inclusiva, que acolha todas e todos implica desenvolver uma educação cooperativa numa sociedade cada vez mais competitiva, isto quando vivemos com modelos educacionais conservadores, onde os menos capazes tendem a ser excluídos e segregados.

Por isso, o compromisso com a Educação será sempre uma preocupação do Município.

Continuaremos a defender o serviço público da Educação, pois consideramo-la como um serviço essencial, que deve ser acessível a todos, sem distinção de classes, em condições de igualdade de oportunidades, com garantia de regularidade e continuidade, adaptada progressivamente às mudanças sociais e novas necessidades educativas.

A educação ultrapassa o contexto escolar, por isso defendemos que a Câmara Municipal e Juntas de Freguesia cooperem com o cumprimento dos principais objetivos do sistema educativo:

  • Os resultados escolares, ajudando que todos possam atingir o êxito na educação obrigatória;
  • Diversificação dos cursos de formação profissional adaptados às necessidades e perspetivas de desenvolvimento no concelho;
  • Educação para a cidadania democrática que implica a participação na vida da comunidade;
  • Incentivo à aprendizagem ao longo da vida, aumento das qualificações dos nossos recursos humanos;
  • Garantir a equidade e a excelência do sistema educativo que esteja sobre a tutela da Câmara Municipal.

Conselho Municipal de Educação

estratégias educativas

O Conselho Municipal de Educação tem por objetivo “promover, a nível municipal, a coordenação da política educativa, articulando a intervenção, no âmbito do sistema educativo,...

Continuar a ler

Qualidade

para um futuro melhor

boletim_cidades_educadoras_2016_14-copia

Carta Educativa

concelho de paços de ferreira

A Carta Educativa é um instrumento de nível municipal de planeamento, ordenamento e reordenamento da rede de educação.

É entendida como o principal instrumento de apoio à decisão, por parte de quem tem a responsabilidade de gerir os destinos da educação e formação no concelho.

Trata-se de um instrumento de planeamento estratégico que, para além de se debruçar sobre a realidade existente, deverá detetar as respostas mais eficientes aos anseios da população do município.

A Carta Educativa do Concelho de Paços de Ferreira foi elaborada no ano de 2006 e a sua monitorização realizada no ano de 2015.

Mensagens

por uma educação melhor

  • O investimento no capital humano, pela via do reforço do investimento na educação e em novos modelos de formação para os nossos cidadãos, alinhados com as necessidades do nosso tecido empresarial, será a nossa mais importante prioridade.
    Humberto Brito
    Presidente da Câmara Municipal, 2016
  • Paços de Ferreira assume-se como Cidade Educadora. Tal orientação significa potenciar, congregar, concertar, construir, auscultar, integrar, articular, comprometer, sustentar e consolidar atos norteadores e transversais a toda a ação educativa e formativa levada a cabo pelos diferentes agentes locais, tendo por foco a felicidade, no seu pleno sentido, das pessoas.
    Paulo Sérgio Barbosa
    Vereador da Câmara Municipal , 2016