Paços de Ferreira assume-se como uma CIDADE EDUCADORA fazendo parte da Associação Internacional das Cidades Educadoras. O dia 30 de novembro de 2017 celebra a 2ª. edição do Dia Internacional da Cidade Educadora. Para assinalar a data, o Exmo. Sr. Vice-Presidente e também Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Dr. Paulo Sérgio Barbosa, escreveu o manifesto, abaixo, que se encontra publicado na página web da Associação Internacional das Cidades Educadoras.
Manifesto de Paços de Ferreira, Cidade Educadora
Durante os últimos quatro anos, o Executivo Municipal de Paços de Ferreira colocou a Educação como uma das suas principais prioridades das políticas públicas.
Reconhecemos, numa abrangência sem precedentes ao nível autárquico, que os manuais escolares devem ser gratuitos até ao 12.º ano de escolaridade. Trata-se de uma medida de política educativa inclusiva, socialmente inovadora, equitativa e solidária, mas, sobretudo, de afirmação de que queremos para os nossos alunos, os empreendedores do presente e do futuro do nosso território, as melhores condições de estudo e aprendizagem.
Também, durante os últimos quatro anos, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira gerou um novo olhar sobre o seu meio, sobre os agentes locais que, de forma direta ou indireta, contribuem todos os dias e em cada dia para mais e melhor Educação da sua comunidade.
Através da Educação, hoje e nos próximos quatro anos, queremos consolidar a participação de toda a comunidade, queremos elevar esta capacidade de comunicação e construção da Educação, como valor essencial para que possamos ter, de facto, uma grande Cidade Educativa.
O ano de 2018 será o ano de implementação do Projeto Educativo Municipal de Paços de Ferreira. Um projeto contruído por todos e para todos.
Assim sendo, o ano de 2018 terá honras de Ano Municipal da Educação e durante 365 dias celebraremos, de forma única e especial, a Educação numa Cidade Educadora, formada por cidadãos que elevam este valor – da Educação – como valor maior, essencial à sua qualidade de vida, desenvolvimento pessoal e profissional.
A todos que contribuíram para termos chegado onde chegamos hoje, o nosso sincero agradecimento!
Bem Hajam!
Paulo Sérgio Barbosa
Vereador do Pelouro da Educação
Câmara Municipal de Paços de Ferreira
http://www.edcities.org/dia-internacional-pt-2017/mensaje/pacos-de-ferreira/
A cidade educadora tem personalidade própria, integrada no país onde se situa é, por consequência, interdependente da do território do qual faz parte. É igualmente uma cidade que se relaciona com o seu meio envolvente, outros centros urbanos do seu território e cidades de outros países. O seu objetivo permanente será o de aprender, trocar, partilhar e, por consequência, enriquecer a vida dos seus habitantes.
Saudações educadoras
A Educação foi, é e será uma das grandes apostas deste Executivo Municipal. </em>
<em>Concluir o Projeto Educativo Municipal, com objetivos claros e consensuais sobre o que o pretendemos que seja o futuro da Educação em Paços de Ferreira, é um dos nossos mais importantes propósitos. Para isso, precisamos do seu contributo, da sua visão. </em>
<em>Seja parte da construção de uma nova linha estratégica e de ação para a Educação em Paços de Ferreira, deixando aqui ficar as suas opiniões, sugestões, ideias, propósitos, expectativas, vontades, desejos, ….</em>
<em>Contamos consigo. </em></p>